quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Análise de O Salto (O Rappa)




As ondas de vaidades inundaram os vilarejos
E minha casa se foi como fome e banquete
Então sentei sobre as ruínas
E as dores como o ferro a brasa e a pele
Ardiam como o fogo dos novos tempos

E regaram as flores no deserto
E regaram as flores com chuva de insetos

Mas se você ver em seu filho uma face sua
E retinas de sorte
E um punhal reinar como o brilho do sol
O que farias tu?
Se espatifaria ou viveria o espírito santo?

Aos jornais eu deixo meu sangue como capital
e às famílias um punhal
à corte eu deixo um sinal


Essa música de O Rappa faz referência ao governo de Collor, quando este se apossou do dinheiro que os cidadãos haviam guardado no banco, deixando assim, muitas famílias na miséria.

Analisemos alguns trechos:


"As ondas de vaidades inundaram os vilarejos
E minha casa se foi como fome e
banquete

Então sentei sobre as
ruínas

E as dores como o ferro a brasa e a
pele

Ardiam como o fogo dos novos
tempos
"


O clipe da música nos ajuda a entender um pouco mais, nessa primeira estrofe, por exemplo, o personagem, um operário, é demitido devido a fábrica na qual trabalhava ter sido afetada pelo golpe de Collor, não encontrando outro trabalho, ele não consegue manter à si e à filha pequena no lugar onde mora, passando então, a morar na rua e viver de esmolas.

Trocando por miúdos, a vaidade do governo em pegar o dinheiro alheio para si, afetou principalmente os mais pobres gerando fome e miséria para os mesmos enquanto outros se banqueteavam com isso.
"Mas se você ver em seu filho
uma face sua
E retinas de
sorte
E um punhal reinar como o
brilho do sol
O que farias tu? Se
espatifaria ou viveria o espírito santo
?"
Não restam então, muitas opções aos novos miseráveis e aos seus filhos. Eles podem continuar pobres, ter alguma sorte e conseguir melhorar sua situação ou dar um fim ao sofrimento. E então fica a questão: o que você faria? Desistiria ou teria fé?
"Aos jornais eu deixo
meu sangue como capital
e às famílias um
punhal
à corte eu deixo um
sinal
"
O personagem do clipe, já citado, não mais aguentando sua condição, atira-se de um prédio (daí o título da música) com sua filha no colo, deixando uma notícia com a qual o jornal lucrará e um aviso à sociedade para que escolham melhor seus governantes.

Espero que a análise não tenha ficado
cansativa.
Façam bom proveito.

La Alencar
.

14 comentários:

  1. Muito loka essa Letra .. Agora Entendi beim O sentido da Letra .. Zicka

    ResponderExcluir
  2. Hj, a história dessa música me veio à mente após ler uma triste notícia:
    www.jornalcidade.net/rio-claro/destaque-1/morre-o-empresario-scussolino/

    Nao sei o motivo real do suicídio, mas tudo leva a crer (pelas noticias divulgadas)num paralelo com a história dessa musicar.
    Uma das ou a maior fabricante de sofás da America Latina...
    Que triste.
    Mais uma conta pra essa cambada de corruptos!

    ResponderExcluir
  3. Hj, a história dessa música me veio à mente após ler uma triste notícia:
    www.jornalcidade.net/rio-claro/destaque-1/morre-o-empresario-scussolino/

    Nao sei o motivo real do suicídio, mas tudo leva a crer (pelas noticias divulgadas)num paralelo com a história dessa musicar.
    Uma das ou a maior fabricante de sofás da America Latina...
    Que triste.
    Mais uma conta pra essa cambada de corruptos!

    ResponderExcluir
  4. Parece que estamos vivendo td de novo.

    ResponderExcluir
  5. Parece que estamos vivendo td de novo.

    ResponderExcluir
  6. Amigo, obrigado e parabéns pela bem explicada e sensata explicação. abraço.

    ResponderExcluir

  7. "E regaram as flores no deserto
    E regaram as flores com chuva de insetos" alguém poderia me explicar essa parte?

    ResponderExcluir
  8. Apreciem O Rappa !! Ano entra ano sai e esta banda só se fortalece com músicas construtivas, de cunho social e vibrante! Euforia ver o Rappa! Fazem e cantam músicas com a alma!!

    ResponderExcluir
  9. e porque essa epoca varias pessoas cometeram suicidio muitas mesmo!tem clientes que eu conheci que entraram em depressão e quebraram o telefone a socos porque todo dia recebia um telefonema que um amigo tinha tirado a vida,regar as flores no deserto e porque o collor dizia que com isso ele :acabaria com os marajas!"ou seja ele tiraria dos ricos e com isso salvaria a classe de trabalhadores e pobres,mas ele deixou os pobres mais pobres os trabalhadores sem trabalhos e todo mundo que tinha dinheiro que era empresário e que tinha dinheiro aplicado na poupança com juros de rentabilidade de as vezes 100% ao mÊs ele tirou!por isso também eu deixo meu sangue como capital,pois todo o suor e trabalho de uma vida estava na poupança,pessoas que venderam casa para comprar outra no dia seguinte perderam o sinal e ficaram sem ter onde morar.o brasil desde então nunca mais conseguiu se recuperar e os que nao perderam a vida com esse golpe,muitos tiraram.

    ResponderExcluir
  10. ps:lembre-se que antes do plano collor que foi perto do natal e com isso muitas familias ficaram sem ter oque comer e nem sequer presentes.....comprar e vendar carro dava dinheiro,voce comprava hoje 2 semanas depois vendia mais caro do que comprou,voce aplicava em dolar e tinha dinheiro,colocava na poupança e tinha dinheiro,o brasil era prospero sim!todo mundo tinha dinheiro!e todo mundo ficou sem......trabalhadores foram demitidos aos milhões!e ainda?votaram nele mais uma vez.....brasileiro tem memória curta!talvez o direito ao voto seja um direito que é o mesmo que dar ao cidadão o direito a tirar a própria vida,talvez.....talvez.....deveria se voltar a monarquia ou ao militarismo tomando conta de tudo,pois o povo infelizmente não sabe votar e quando alguém faz besteira ao invés de brigar e ir para a rua só sabem sentar e chorar.....não teve um dos que se matou que foi capaz de planejar um atentado ou mesmo dar um tiro no presidente mas tiveram coragem de tirar a própria vida. demorou muito para vir os tais dos caras pintadas para pedir para tirar o presidente........enquanto que se fosse em outro lugar do mundo ele teria recebido um tiro na cabeça.

    ResponderExcluir
  11. "Mas se você ver em seu filho
    uma face sua
    E retinas de
    sorte
    E um punhal reinar como o
    brilho do sol
    O que farias tu? Se
    espatifaria ou viveria o espírito santo?"

    Veja que esse trecho remete a história de Abraão e Isac. Quando Abraão levou seu único filho Isac para sacrificar a por ordem de DEUS. Ele eleva seu punhal (reina com o brilho do sol) e desfere o golpe contra o peito do seu próprio filho (o que farias tu), mas o anjo do senhor segura sua mão.
    Abraão preferiu viver o espírito santo (obedecer à DEUS) do que se espatifar (poupar seu único filho). Mas o senhor reconheceu o amor de Abraão e mandou um anjo segurar-lhe a mão impedindo assim q ele matasse Isac.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simplesmente maravilhoso.
      O Rappa teve a sensibilidade de projetar um trecho do velho testamento transformando essa música em uma obra de arte e de amor à DEUS.

      Excluir
  12. Mas e a expressão " e regaram as flores no deserto" o que quer dizer

    ResponderExcluir